sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Experiências, planos e decisões.

No ano que passou tive a oportunidade de coordenar o Programa Escolas-Irmãs vinculado ao Gabinete Pessoal do Presidente Lula. Este trabalho oportunizou-me conhecer o Brasil. Costumo dizer que tive mais horas de vôo do que de sono. Conheci o Brasil que não passa na TV. Os/as brasileiros/as que fazem este país todos os dias. Não conheci o Brasil como turista, nem descompromissado com as realidades que vivenciei, ao contrário, estava trabalhando no Gabinete do Presidente Lula e sentia exatamente o que isso significava quando portas de casas e escolas simples se abriam e o acolhimento se fazia afetuoso.

Conheci professoras/es, gestoras/es, estudantes, educadoras/es, profissionais da educação, prefeitas/os, secretárias/os municipais e estaduais de educação e, senti, mais do que a razão pode conceber, o real tamanho do Brasil. Coordenar o Programa Escolas-Irmãs com a colaboração da equipe do Gabinete Pessoal, do Selvino Heck, Aline Sá e Luana Rodrigues com quem trabalhei diretamente, conhecer as pessoas que trabalham nas escolas e instituições parceiras envolvidas diretamente no Programa Escolas-Irmãs foi privilégio e experiência marcante em minha trajetória pessoal.

Novo governo, novas tarefas. Em conversa com o Ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, acertamos que ele proporá ao MEC que adote o Programa Escolas-Irmãs em sua estrutura, uma vez que o gabinete da Presidenta Dilma terá outra configuração. Isso trará desafios distintos e possibilidade de acesso a recursos que hoje não temos à disposição. No entanto, disse ao Ministro que pessoalmente eu tinha outras tarefas a cumprir para o próximo período.

No início deste ano portas se abriram. O espaço de aprendizagem que é o Programa Escolas-Irmãs ficará à disposição para outro/a aprendiz. Neste momento de minha vida optei por contribuir no mandato do deputado estadual Tadeu Veneri/PT pelo Estado do Paraná. Vou mudar-me para Curitiba no mês de fevereiro. Isto porque já havia assumido duas tarefas importantes para este ano que não seriam possíveis de serem bem executadas se ficasse na coordenação do Programa, ou em outras tarefas de governo em Brasília. A primeira é presidir o XIX Frepop – VI Internacional (Fórum de Educação Popular do Oeste Paulista) e a segunda é qualificar minha atuação na área de planejamento organizacional no curso que farei em três etapas, a primeira no México, segunda na Colômbia e a terceira na Espanha.

Já havia decidido ficar mais próximo possível de minha filha Luana e meu neto Lucas, além de cuidar das minhas relações de amizade e afeto. Espero que, estando em Curitiba, mais próximo de São Paulo, consiga desfrutar da companhia de ambos com mais freqüência.

Como acredito que não existam pessoas insubstituíveis e que os espaços que ocupamos são espaços de aprendizagem, tenho a certeza que o Programa terá um/a novo/a aprendiz tão ou mais entusiasmado/a quanto fui quando assumi a responsabilidade de coordenação. Estarei a partir de fevereiro no papel de parceiro colaborador, uma vez que conhecendo as pessoas envolvidas com o Programa pelo Brasil a fora, seria impossível negligenciar as tarefas de solidariedade e intercâmbio tão importantes para aproximar os/as brasileiros/as de si.

Espero que o legado esteja a contento das novas tarefas que o Programa terá pela frente. Agradeço a generosidade de cada  pessoa que conheci cumprindo minhas obrigações. Espero colher amizades, depois da semeadura de solidariedade que realizamos juntos.

Marcio Cruz, sociólogo e educador.

8 comentários:

  1. Márcio, foi muito bom tê-lo como coordenador de um programa com este perfil que trata da educação com a cara das pessoas e dos locais onde ela se faz.
    Agradeço por ter tido esta oportunidade e desejo que tenhas sucesso por onde fores.
    As pessoas simples são bem recebidas, aceitas e interagem produtivamente em qualquer lugar.
    Tenho certeza que teus sonhos se realizarão.
    Um grande abraço.
    Geonete Bernardi Agostinho

    ResponderExcluir
  2. Marcio, foi uma honra tê-los em Osasco apresentando esse programa de tamanha importância e sensibilidade.
    Muita luz em seu caminho
    Grande abraço
    Sumara Mesquita e amigos da Educação de Osasco

    ResponderExcluir
  3. Marcio, foi um prazer e muita honra tê-lo como coordenador desse programa. O seu trabalho contribuiu muito para o crescimento do mesmo . suas ideias, parceriase, sugestões e ações foram de grande valia. O Programa ofereceu às escolas oportunidades valiosas entre elas a de trabalhar realmente a parceria,a solidariedade com dinamismo, criatividade respeito às diferenças e acima de tudo, amor pela educação. PARABÉNS e boa sorte em sua caminhada..... Maria Lucia Eli Martins Teixeira - Diretora Esc. Sol Nascnte - Luziânia - Go

    ResponderExcluir
  4. Curitiba é mais perto !!!
    E o QG mais perto ainda !!
    Vc escreve muito bem, marcinho...qualquer dia sai um "diários de motocicletas aéreas" rsrsr
    adorei a história de Colômbia, etc...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Costumo dizer que aqueles que realmente se importam apenas mudam de lugar, mas estão sempre dispostos a aprender. Parabéns pelo novo caminho!

    ResponderExcluir
  6. hoje mesmo estava me perguntando o que será do tio Márcio... olha só! ;)

    ResponderExcluir
  7. Marcio querido, muita alegria em saber que você está com as portas abertas para novos rumos e possíbilidades. Pude acompanhar de perto um pouco do seu trabalho no programa e fiquei ainda mais sua fã.... Parabéns pela missão cumprida e muita força energia em 2011.
    Fico tristinha em saber que estará um pouquinho mais longe de mim, mas se bobear agora será mais fácil encontrar com você do que antes, né? rs.
    Obrigada novamente por todas as dicas e indicações de trabalho, elas foram decisivos para minha retomada profissional em BSB.
    Curta mesmo sua filhota e netinhos, quando a Iara nascer espero uma visita sua, viu?

    bjs carinhosos de alguém que lhe admira muito.

    Fabiana Castro

    ResponderExcluir