sexta-feira, 27 de maio de 2011

EDUCAÇÃO POPULAR: UM PROJETO POLÍTICO E SOCIAL EM CONSTRUÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL - UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

O IX FREPOP – VI Internacional firma seu compromisso e responsabilidade em construir um espaço onde se possa compartilhar as experiências de Educação Popular e sua intervenção na realidade. Nestes nove anos, centenas de educadores/as consolidaram o FREPOP como espaço para o debate respeitoso e horizontal, em painéis nacionais e internacionais, oficinas, mesas e rodas de conversa.

Nesta nona edição que será entre os dias 19 e 23 de julho de 2011, na cidade de Lins, SP, o FREPOP atuará no tema “UM PROJETO POLÍTICO E SOCIAL EM CONSTRUÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA – UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.

Na contramão do que apregoam os arautos do neoliberalismo, o recente período histórico do Brasil e da América Latina desenvolveu capacidade extraordinária de inspirar parcelas da população para atuar em movimentos sociais, sindicais, camponeses, urbanos, de comunidades tradicionais, mulheres, juventude, da população LGTBT, povos da floresta, entre outros, promovendo por meio da Educação Popular os pilares do respeito ao próximo e da solidariedade social.

Foi na luta social que o povo latino americano se forjou, e ainda hoje resiste em várias frentes, sobrevivendo e construindo sua condição histórica como sujeitos de direitos.

Há muito, o FREPOP extrapolou as relações regionais, berço de sua história. Pois, nos reconhecemos nos quatro cantos do país, e nos cinco continentes, com centenas de homens e mulheres que se desafiam a atuar junto ao povo e não em seu nome. Atuam por meio da Educação Popular para que se possa reconhecer a interpretação popular do mundo de hoje, e, descrevê-lo na perspectiva de que o capitalismo não será o último modelo econômico e social da humanidade.

Ao realizar sua IX edição nacional e VI internacional, o FREPOP inscreve-se como um espaço de colaboração para a Educação Popular do Brasil e do mundo. Propõe reunir educadores/as e redes de educação espalhados nos cinco continentes, em especial na America latina e no Brasil, militantes sociais e pessoas que queiram compartilhar sonhos, utopias e práticas emancipatórias.

Nos painéis, mesas, oficinas e rodas de conversa, a proposta do FREPOP é apresentar em oito eixos temáticos as práticas populares que estão: 1) Combatendo a violência; 2) Construindo a Economia Popular: solidária e autogestionária; 3) Resistindo e re-significando nas comunidades: originárias, quilombolas e camponesas; 4) Articulando as redes de Informação para a organização social; 5) Promovendo a sustentabilidade alternativa do meio-ambiente; 6) Conquistas e lutas da mulher na sociedade; 7) Infância, Adolescência e Juventude: construções e desconstruções; 8) Organizando a Educação Popular como política pública na saúde, na educação, no campo, na cidade, nas comunidades originárias, quilombolas e camponesas.

Como nas edições anteriores, a organização e a execução das tarefas do IX FREPOP – VI Internacional é voluntária. Custos operacionais são assumidos por entidades parceiras da sociedade civil e setores de governos que tem programas comprometidos com os pressupostos e da trajetória do FREPOP.

Convidamos a todos/as para compartilhar sua forma de ver e estar no mundo, pois nenhum de nós pode tanto quanto todos nós juntos!

Marcio Cruz
Presidente da ONG FREPOP
www.frepop.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário